terça-feira, 19 de julho de 2011

A mais alemã das brasileiras...

Ela tem nome alemão, é fabricada segundo a "Lei de Pureza Alemã de 1516" (que estabelece que somente são permitidos cevada maltada, lúpulo e água na sua elaboração), e faria bonito em qualquer caneca de Oktoberfest - de Munique, é claro.
Apesar disso, ela é fabricada na pequena e simpatissíssima cidade paulista de Cunha, bem no alto da Serra da Mantiqueira. Talvez seja o visual fantástico das montanhas, ou o friozinho da serra, ou a calma típica das cidadezinhas rurais - mas o fato é que a cerveja WOLKENBURG é uma brazuca de alma germânica!
A WOLKENBURG é uma microcervejaria, ou por que não, um artesanato cervejeiro. Com poucos anos de vida, já atingiu um patamar de excelência. Guardadas as proporções do "tamanho" do empreendimento, que é praticamente familiar, pode figurar tranquilamente entre as melhores cervejas fabricadas no Brasil.
Sua variedade mais tradicional é (logicamente) a WEISS, de trigo, cuja maior característica é a cremosidade da sua espuma, e o aftertaste amargo-adocicado. Leve, mas consistente, quase não se percebe sua graduação alcoólica de 4,8%. Você já bebeu alguma "Weiss" de alguma marca famosa no Brasil, e notou um gosto ácido, acre, meio que de azeitona? Pois é - a Wolkenburg é diferente. No primeiro gole você percebe justamente o oposto da acidez - a maciez, envolvida por um sabor frutado. É sempre muito difícil definir um sabor, por isso sejamos diretos: uma Weiss com sabor de WEISS. E pronto.
Depois tem a FIT, uma variação feita pra conquistar os que querem ficar em forma sem abrir mão do imcomparável prazer de uma cervejota. Com apenas 2,8%, é refrescante e leve, e - mesmo com redução nos carboidratos - mantém a consistência e o aroma. Mesmo para os que torcem o nariz para cervejas com pouco álcool, eu recomendo uma provinha, já que ela coloca no chinelo a maioria do que tem no mercado.
A LANDBIER é uma surpreendente Pale Ale. Com 5% e a coloração típica das Pales, toma conta do paladar com um sabor forte e marcante. Igualmente cremosa, levemente avermelhada, tem um aroma típico - talvez até britânico demais para uma alemã (e isso é um elogio, já que a Ale vem daquelas bandas...). Levemente caramelada, bem encorpada - ou seja, em equilíbrio.
Deixei para falar por último da DUNKEL, e por um motivo: é a minha preferida. Forte (5,3%), consistente, marcante e - o que é fundamental para uma Dunkel - com o amargor altamente balanceado. Não deixa um aftertaste de café amargo como algumas congêneres, muito menos adocica a boca. É um sabor robusto, que enche a boca, mas desce macio como creme! Aroma perfeito, espuma perfeita, cor lindamente escura. Esqueci algo? Ah, sim... é uma autêntica DUNKEL, da espuma ao resíduo!
Na minha modestíssima (porém bebidíssima) opinião, a melhor cerveja artesanal do Brasil. E tenho dito!
Sede da WOLKENBURG, em Cunha/SP.
A WOLKENBURG, como eu disse, está localizada na estância climática de CUNHA/SP. Em sua bela sede, você pode ver o processo de fabricação, conversar com o Mestre Cervejeiro, e ainda provar essa delícia. E, se eu posso dar uma opinião é - não confie na minha opinião - PROVE você mesmo! 
Como tudo que é bom, não é uma cerveja que se encontre fácil por aí. Sua distribuição é bastante regional, e a produção ainda é pequena (se dependesse de mim, seria toda destinada à minha geladeira...). Mas, entre em contato com eles e informe-se. Ou, melhor ainda, faça esse passeio lindo pela Estrada Real que leva até Cunha, conheça as paisagens, os moradores, restaurantes e cafés charmosos da região - e termine o tour tomando uma(s) deliciosa(s) WOLKENBURG!

Prosit!


(P.S. - este não é um post pago. Apenas um serviço de utilidade pública cervejeira em prol da difusão das melhores brejas deste país!)



música para reflexão: "Have a drink on me", do AC/DC


\,,/



4 comentários:

Deveria estar estudando disse...

Cerveja perfeita!!! E quero essas hortências todas lá em casa.

Fabrizia disse...

Huumnn deu água na boca... =X

Anônimo disse...

E onde encontramos em Brasilia?

Muito bons os posts sobre cervejas!!!

ValLindinha disse...

Eu tambem acho as Weiss nacionais com gosto de azeitona.