quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Gatos? GATOS? Sério?

até quando não é pra ser comédia... eles conseguem...
Diz o oráculo (Wikipedia):
gato (Felis silvestris catus), também conhecido como gato caseirogato urbano ou gato doméstico, é um animal da Família dos felídeos, muito popular como animal de estimação. Ocupando o topo da cadeia alimentar, é um predador natural de diversos animais, como roedorespássaroslagartixas e alguns insetos.A primeira associação com os humanos da qual se tem notícia ocorreu há cerca de 9.500 anos, mas a domesticação dessa espécie oriunda do continente africano é muito mais antiga. Seu mais primitivo ancestral conhecido é o Miacis, mamífero que viveu há cerca de 40 milhões de anos, no final do período Paleoceno, e que possuía o hábito de caminhar sobre os galhos das árvores
Não sei vocês, mas eu acho estranho saber que o gato "ocupa o topo da cadeia alimentar"... E o motivo é que a gente se acostumou mais a ver gatos como "memes", personagens de fotos engraçadinhas, "fofinhas", palhaçadinhas diversas... do que lá fora caçando sua próxima refeição.
A gente esquece que esse bicho é um primo não muito distante de alguns dos animais mais perigosos do planeta. Ao contrário dos cães, por exemplo, o gato é o que existe de menos perigoso em sua família. Mas aí vem outro detalhe mais estranho ainda: embora domesticado, o gato é um cidadão cheio de vontade própria, que raramente obedece alguém. Como diz uma piada, o cão atende quando é chamado - o gato, quando muito, anota o recado e responde quando estiver a fim... é mais ou menos isso.
E o quanto já foi escrito sobre o gato? Muita, mas muita coisa. De tratados veterinários e enciclopédias a porralouquices esotéricas. Gatos são associados a boa ou má sorte, a presságios, previsões, e existe até um capítulo à parte em sua história para o mais legal de todos: o gato preto!
sim... ele ainda sabe como caçar...pequenos dragões, inclusive!
Culturalmente, ele é muito associado ao lugar onde vive. Em alguns lugares é respeitado como o exímio caçador - na idade média era essencial para livrar a população da infestação de ratos e outros bichos nocivos. Em outros, é praticamente banido por suas características "underground" (baboseiras associadas a fantasias, crendices, religiões estúpidas...those kind of shit). 
Como é realmente muito elegante, lembra sensualidade no mundo humano. Quem não baba pela Mulher-Gato, tirando o Batman? Será que seria tão sexy se fosse Mulher-Cão..? Ainda no mundo do HQ, ele é o bicho preferido do demoníaco Hellboy, também está sempre no colo dos grandes vilões do cinema, isso quando ele próprio não é o vilão, como nas historinhas infantis onde os cães são sempre os heróis...
vim do inferno, e meu bicho de estimação é...
olha nosso amado Spock aê...fingindo que não curte...
A verdade é: quem gosta, gosta, mas quem não gosta...
detesta o bicho!



Mas agora falando da perspectiva única de quem sempre foi "cachorreiro" e de repente se viu "tendo" que conviver com os gatos: a maior vantagem do felino é justamente sua autonomia. Não é aquele poço de carência que o cachorro costuma ser. Não precisa de grandes cuidados, de muito tempo dedicado, treinamento (mesmo porque adianta pouco...). É como um "room mate" que aparece quando quer.
Ele geralmente vai ficar na dele. Dorme muito, faz pouco barulho, e talvez só mereça uns gritos quando quer usar alguma mobília pra fazer a manicure...
Em compensação, presta pra muito pouco. Pra quem gosta, faz companhia no sofá, na cama, se esfregando em você pela casa toda. Quando está a fim, perde alguns minutos de seu precioso tempo com alguma brincadeira que você possa inventar (recomendo a luz vermelha do laser no chão...hilário!). Meninas geralmente abusam da paciência do pobre - enfeitando, tirando bilhões de fotos, colocando vídeos no YouTube...enfim...trollando geral. Não dá pra negar que são os melhores "micos" do reino animal.
coragem à toda prova... nessa hora dá pra acreditar na história das "sete vidas"...
Ou seja, melhor nem entrar no mérito da questão. Dá pra chamar de melhor amigo alguém que só vem "conviver" quando está a fim? Bom, com certeza vai de cada um. Dentro de um apartamento ele acaba sendo uma presença mais constante - mas se morar numa casa, com jardim e acesso à rua, talvez você passe alguns dias sem ver seu "ente querido". A rua, a farra, o chamado do boteco, as brigas e paqueras... o gato é indiscutivelmente Rock'n'Roll por essa abordagem.
Assim tentamos consertar a nossa injusta preferência pelos cães. SIM, vocês que mandaram mensagens são os culpados por este post! (a gente lê, só que nem sempre publica...vocês sabem disso...). Então, seja feliz com o(s) seu(s) - ou procure um para ver qual é. ADOTE, NÃO COMPRE, por favor (e isso vale para todos os pets!)
e...para encerrar...nossa própria trollagem. Zakk rules!




música para reflexão: qualquer uma do excelente The Head Cat (com deus Lemmy)