sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Mãe Rússia e seus encantos...

A comunicação não é fácil... isso porque eles estavam alheios aos encantos do Tio Sam enquanto o mundo inteiro dançava ao som frenético do capitalismo. Mas hoje eles estão na mesma vibe do resto do mundo, ao mesmo tempo em que mantêm suas peculiaridades. A Rússia é encantadora.
Não dá pra não lembrar de um filme que achei excelente. E, caso você ainda não tenha visto, tente baixar e assistir, porque vale a pena. É a história de um tempo que muita gente mais nova vai achar meio fantasioso... mas aconteceu. 

"Goodbye Lenin" pode ter status de clássico. E a certeza de uma história muito bem contada. E é mais ou menos assim:

O protagonista da trama, Alexander (Daniel Brühl), em 7 de outubro de 1989, durante as festividades pelos 40 anos da RDA (República Democrática da Alemanha, ou a Alemanha Oriental), vai às ruas do lado oriental de Berlim, onde vive com a família, para protestar contra o governo. Mistura-se aos manifestantes que sua mãe (Kathrin Sass), professora identificada com o regime de orientação soviética, condena. Alexandre definia sua mãe como "casada com a pátria socialista". Um ataque cardíaco, no entanto, a deixa em coma no hospital durante oito meses, tempo suficiente para que não assista à queda do muro de Berlim e a implantação no país do sistema capitalista. Quando afinal desperta, Alexander quer preservá-la do choque e a leva para o apartamento da família, cuidadosamente preservado como se a RDA ainda existisse.
Seu esforço será o de manter, nessa espécie de museu do socialismo, um país que, enfim, encontra o destino grandioso que jamais havia lhe sorrido. É de mentiras, portanto, que o filme trata, ao manipular fatos reais para lhes dar outro sentido. Wolfgang Becker encerra o filme com a imagem de uma estrela vermelha danificada que se reconstrói.


Imperdível.

до свидания



música para reflexão: "Mother Russia", do Iron Maiden.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Aqui, no distante Norte...

O tempo está cinza. A temperatura não chega a 2 dígitos e chove fino.
Mesmo assim, as pessoas circulam normalmente pelas ruas, conversando, rindo, indo para seus compromissos como se fosse o mais normal dos dias. Mulheres (que já são lindas) bem vestidas, com seus casacos de frio, botas e cachecóis. Crianças circulam em seus carrinhos, protegidas do frio e da chuva, empurradas pelos pais.
Um povo simpático, que sorri para você como se lhe conhecesse desde pequeno. Além do complicado finlandês, dominam o inglês, se viram no sueco e, precisando, russo.
Isso deveria ser sui generis se considerássemos o quanto eles "parecem" estar isolados (olhando o mapa...)
Mas é a Finlândia. Um país incrível, diferente de todos os outros, e ainda assim tão familiar.
O detalhe adicional: é uma terra de rockeiros. Dos meninos aos velhos, a simpatia (ou amor) pelo som pesado é marcante. E as grandes bandas sabem disso - basta dar uma olhada nas próximas atrações a se apresentarem na bela Helsinki.

Deep Purple com a Filarmônica de Frankfurt...Come taste the band...

O absoluto MOTORHEAD está na área, além de In Flames, Soilwork, Trivium, e uma porrada de talentos locais.






música para reflexão: "My Land", do Sonata Arctica.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

da Suécia, com competência...

A Suécia é um país inexplicavelmente lindo. A paisagem, as construções, o clima... mas antes de tudo o povo! Gentis, educados, cultos, e nem vou mencionar a beleza das mulheres (e crianças...). De lá vieram muitas bandas e artistas, mas sem sombra de dúvida, meu preferido é o HELLACOPTERS. Perca um tempinho e conheça um pouco dessa banda genial.

O primeiro ensaio da banda ocorreu em 4 de novembro de 1994, sendo apenas um jam session. Inicialmente a banda era apenas um projeto paralelo levado a cabo por Nicke Andersson, na época baterista e principal compositor do Entombed e Dregen, guitarrista do Backyard Babies, mais Kenny Håkansson (baixo) e Robert Eriksson (bateria), logo lançando o single Killing Alan em janeiro de 1995, pelo próprio selo da banda, "Psychout". O single foi gravada em apenas três sessões.
Após gravar e lançar o single 1995, a banda assina com o selo White Jazz Records e lança seu primeiro álbum, "Supershitty to the Max", em junho de 1996. Após excursionar incansavelmente e ganhar um Grammy Sueco, eles recrutam Anders Lindström (piano), pouco tempo antes de a banda fazer uma turnê escandinava como banda de abertura do Kiss em 1997. Após o término desta, a banda lança Payin' the Dues, seu álbum seguinte. Devido ao repentino sucesso, Nicke deixa o Entombed para se dedicar somente ao Hellacopters.
No meio de 1998, enquanto a banda faz um turnê européia ao lado do Gluecifer, Dregen deixa a banda para retornar ao Backyard Babies. Enquanto tocam com guitarristas provisórios, o Hellacopters faz 114 shows em 18 países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Japão. Em setembro daquele mesmo ano, a banda lança o álbum Grande Rock, com Lindström na segunda guitarra.
Em 1999, a banda recruta o guitarrista Robert Dahlqvist para completar a formação. Em outubro de 2000, juntam-se ao produtor Chips K. e lançam o álbum High Visibility, que acaba sendo um estrondoso sucesso mundial, o que projetou definitivamente seu nome no circuito do Hard e Heavy.
Após várias tours mundiais, a banda lança o álbum By the Grace of God em 2002, recebido com grande expectativa. Em 2003, a banda faz o primeiro show em terras brasileiras, abrindo para o Sepultura e o Deep Purple
Em 2005, lançam o álbum Rock & Roll Is Dead. A banda continuou fazendo grandes turnês para promover seu álbum. 
No dia 13 de outubro de 2007 foi publicado no site oficial do grupo um texto de despedida, comunicando que a banda faria uma turnê de despedida pela Europa e em seguida se separaria. Em 2008, lançaram um disco de covers e...the end. Uma pena, aliás, uma perda para o BOM Rock Pesado.

Sweden Rock Rules!