quinta-feira, 21 de julho de 2011

Contos da TV a lenha...

Atire o primeiro canivete suíço quem nunca nem remotamente ouviu falar dele, o indefectível MAC GYVER!! Estrela de uma série do mesmo nome (e que no Brasil, que adora dar nomes ridículos a filmes, chamou-se "Profissão: Perigo"), Angus Mac Gyver era um inventivo agente do governo que sempre conseguia sair das piores enrascadas da maneira mais surreal possível.
Vivido pelo ator Richard Dean Anderson, o personagem partia de um conceito nada convencional: sem armas nem ferramentas decentes, usando apenas um vasto conhecimento, digamos, científico, pode-se sair de qualquer enrascada.
Mac Gyver tinha apenas dois amigos fiéis (fiéis mesmo): seu canivete suíço e seu mullet. Calma, amigos, eram os desgraçados anos 80, e quem viveu aquela época e não tinha um mullet deve explicações à humanidade! Mac, como era chamado, tinha um histórico meio nebuloso - não gostava de armas, não era muito de romance, era meio que ermitão (embora muito gente boa com todo mundo). Pacifista, gostava de uma causa ambientalista, mas não podia se dedicar muito a elas, já que a Guerra Fria comia solta, e sempre algum "vermelho" dava um jeito de colocar o pobre Mac preso em algum lugar (invariavelmente com alguma gata) de onde seria quase impossível escapar...
Por que "quase"? Porque os vilões sempre esqueciam no cativeiro algum papel laminado, clip, grampo, barbante, desinfetante, caixa de sabão em pó, chiclete mascado... e, qualquer que fosse o material encontrado, o velho Mac poderia transformar facilmente em um abridor de fechaduras (no mínimo) ou uma bomba nuclear (no máximo). E, pior, tudo com uma base científica que ele explicava passo a passo!!!
Quanta criança não tentou explodir o irmão mais velho com uma barra de chocolate derretida na água sanitária? Ou voar pela janela usando um radiador de jeep e um secador de cabelos? Aaaahhhh.....
Aos menos ousados, bastava copiar o mullet. Irresistível......
A série ficou no ar nos EUA de 1985 a 1992, mas no Brasil ainda pode ser vista (pela TV a cabo). Fora o desnecessário nome, a versão brasileira ainda cometeu o profundo sacrilégio de colocar como tema de abertura nada menos que o Pai Nosso do Rock, ou seja, o hino "Tom Sawyer", da deidade RUSH! O efeito nefasto é o tanto de gente que chama essa prece musical de "a musiquinha do Mac Gyver"....fuck'em!!
Inegável é que foi uma das séries mais seguidas, e que mais fãs assumidos possui até os dias de hoje. O termo "Mac Gyver" virou sinônimo de inventividade, no sentido extremo da palavra, e o programa hoje figura tranquilamente como um dos ícones da TV mundial de todos os tempos.
Quem sabe não foi por culpa do Mac a guerra fria ter acabado... hein?!...hein?!...hein?!

Ícone da Cultura POP....
Os DVDs da série ainda vendem como água...



























música para reflexão: (NÃO, NÃO é "Tom Sawyer"!!) - é "Mac Gyver", do Million Dead!


\,,/

2 comentários:

Deveria estar estudando disse...

Bom demais!!! e essa frase vale para sobrinhos: "Quanta criança não tentou explodir o irmão mais velho com uma barra de chocolate derretida na água sanitária?".

ValLindinha disse...

hehehe e as mocinhas assistiam para suspirar pelo Mac.