quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Mais cerveja - mas de qualidade, por favor!






Origem

LAGER significa armazém em alemão. E não é à toa que o surgimento desta família seja creditado ao sul do país.
Nesta época, as cervejas não eram produzidas no verão, pois temperaturas amenas eram necessárias durante o processo de fabricação da bebida. Foi aí que alguns cervejeiros descobriram que a temperatura dos Alpes permanecia baixa até mesmo na estação mais quente do ano. Eles, então, passaram a fabricar mais na primavera com o intuito de armazenar os líquidos nas cavernas da área durante o verão (daí a origem do nome).
O que eles não podiam adivinhar era que as leveduras destas cervejas de alta fermentação iriam sofrer mutações e mudanças significativas por conta da baixa temperatura dos “armazéns”.As leveduras, que antes subiam à superfície, passaram a afundar no recipiente. O resultado disso foi uma cerveja mais estável e límpida.
E foi assim, sem saber ou mesmo querer, que os cervejeiros da Alemanha deram início às culturas de baixa fermentação. Inclusive, estatutos da cidade de Munique do ano de 1420 já registram a prática do armazenamento.

Famílias e estilos

As cervejas foram agrupadas em três grandes famílias: Ales, Lagers e fermentação espontânea. Primordialmente, essa divisão acontece com base nos critérios de fermentação utilizados em suas respectivas fabricações.
As Lagers, tema do post de hoje, são fermentadas a partir da levedura Saccharomyces Carlsbergensis a temperaturas em torno dos 10°C. Geralmente são filtradas e possuem coloração clara e dourada, mas também existem algumas variações escuras. Aromas de cereais, pão e lúpulo são comumente encontrados nas cervejas lager que, em geral, não são frutadas.
Dentro desta grande família é possível subdividir as cervejas em mais de 30 estilos, nem todos com divulgação forte aqui no Brasil. Alguns dos mais comuns são:

Pilsen


Representa 98% do mercado nacional. Surgiu em 1842, na cidade de Pilsen (República Tcheca), e logo ganhou notoriedade devido à coloração dourada que a diferenciava do padrão mais escuro das cervejas daquela época. Atualmente existem mais de 8 mil marcas de Pilsen. Exemplos: Pilsner Urquell e Budweiser Budvar/Czechvar.


Dunkel


O nome significa “escuro” em alemão. Estas, portanto, são as cervejas produzidas com malte de cevada torrado. Harmonizam com queijos gruyère, gouda e provolone, além de carnes vermelhas e grelhadas. Exemplos: Warsteiner Dunkel e Hofbräu München Dunkel.

Bock
Originárias de Einbeck, no norte da Alemanha, estas cervejas são avermelhadas e encorpadas. Também são conhecidas por “cervejas de inverno” desde a era medieval, quando os monges não podiam comer durante determinada época do ano e se alimentavam apenas de Bock. Eles acreditavam que a bebida tinha a capacidade de limpar tanto o corpo quanto a alma. Exemplos: Chouffe Bok 666 e Brasal Bock.




Rauchbier


Originárias de Bamberg, na Alemanha, estas cervejas são conhecidas por serem defumadas (que, inclusive, é o significado da palavra em alemão). Harmonizam com queijos defumados, frios, salmão, salsichas e porco. Exemplos: Schlenkerla Rauchbier Märzen, Kaiserdom Rauch-bier, Eisenbahn Rauchbier e Victory Scarlet Fire Rauchbier.



música para reflexão: "Have a drink on me", do AC/DC