terça-feira, 28 de junho de 2011

O pesadíssimo som dos VIOLONCELOS...


A FINLÂNDIA é o berço de muitas e surpreendentes bandas pesadas. Os nórdicos, de um modo geral, são mestres em transformar estilos em algo totalmente novo. Hoje já está batido o tal "Metal Melódico", mas nos anos 90 os vikings surgiram com uma bizarra combinação de Metal, melodia clássica, vozes guturais - junto com sopranos e cordas acústicas...
Na minha opinião, o que de mais surpreendente veio daquelas gélidas e lindas plagas (aguardem, tô chegando por aí!) foi o APOCALYPTICA. Formada em 1993 em Helsinki por quatro violoncelistas clássicos (Eicca Toppinen, Paavo Lötjönen, Max Lilja e Antero Manninen), sua primeira meta era transformar clássicos do METALLICA para a sonoridade distinta das orquestras de câmara. Mas, à medida que os álbuns foram sendo lançados, passaram a incluir covers de outras bandas, tão distintas quanto Faith No More e Pantera, só pra citar algumas.
Um dos maiores méritos desses doidos é provar com toda clareza o parentesco entre a música clássica e o Hard Rock: quem já ouviu Wagner, Bartok ou até mesmo Bach vai encontrar essa cadeia de DNA muito bem definida.
Seus shows ao vivo são um capítulo à parte. Headbanging total, energia visceral do público, além de tudo o que um autêntico show de Metal deve ter: mosh, pogo, whiplash e stage diving. De tirar o fôlego, literalmente.
Outro grande mérito do APOCALYPTICA é atrair aqueles que nem são assim tão headbangers. Isso porque eles são músicos absurdamente competentes, todos com passagens em outras bandas e orquestras clássicas, como a própria Filarmônica de Helsinki. Hoje a formação tem, além de Eicca e Paavo, o violoncelista Perttu Kivilaakso, o baterista Miko Sirén, e em alguns shows a participação do vocalista Toryn Green.
Faz uma forcinha e veja alguma coisa deles, no Youtube ou outro lugar. Vai ser difícil não ficar fã, ou pelo menos admitir que ouviu algo surpreendentemente bom.  
Heavy Metal cellos to the world!!!


música para reflexão: absolutamente TODAS do grande APOCALYPTICA!


\,,/

3 comentários:

Anônimo disse...

Não tenho nem 0,1% do teu conhecimento... Mas amo o Cello no rock, por isso sou apaixonada pelo Apocalyptica e pela Rasputina - descoberta pela minha irmã quando fazia aulas de Cello. Vim a partir do blog da Mel, vocês são foda. Abraço.

Monick Melo disse...

conheci essa banda nesse último final de semana, gamei, que som, que perfeição!!!

adorei o blog.
http://enxeridas.blogspot.com/

Erika disse...

Ahhh,amo o Apocalyptica, esses caras são muito bons mesmo! Fico emocionada ouvindo o que eles conseguem fazer!