terça-feira, 6 de maio de 2014

Guitarras, viagens e um país que nunca vai dar certo. . .

Olá de novo, amigos...

"Cobrado" que fui para voltar a escrever, resolvi contar sobre minha nova guitarra, a viagem que fiz para comprá-la, e o motivo que causou a viagem: a completa descrença neste país. Como o famigerado período eleitoral se aproxima, e meu estômago já começa a revirar com a enxurrada de imundice e excrementos vinda desses estrupícios, aproveito para ir antecipando meu nojo.
Tudo começou quando eu decidi que merecia finalmente realizar meu grande sonho: ter uma Fender Stratocaster. Toco guitarra desde o ventre materno, e tive várias e fiéis companheiras de 6 cordas. Mas, como não vivo disso, fico sempre naquela de achar que não é o momento, ou que é demais para mim, essas coisas de gente responsável.
Mas com a meia idade se aproximando, situação financeira nivelada, e demais desculpas para a auto indulgência, dei uma bica no balde e corri atrás do meu sonho.
Pesquisando preços, cheguei à conclusão óbvia de que o sistema financeiro neste país é escandalosamente monarquista. Como na época do Rei John (da Inglaterra), tudo é montado e arquitetado para que os cidadãos sustentem o governo até o limite de suas posses. Sim, falo de IMPOSTOS. Descontando a desonestidade e ganância de certos comerciantes, a carga tributária neste arremedo de país é tamanha, que deveríamos ter um padrão de vida pelo menos igual ao da Escandinávia. 
Ao invés disso, pagamos imposto em tudo que compramos, usamos, recebemos. Nem vou entrar no mérito de PRA ONDE vai esse dinheiro todo. Mas eu pagaria de muito bom grado se não precisasse depois comprar minha própria saúde, segurança, educação, coisas que deveriam vir dos meus impostos...
Whatever...
Contas feitas, descobri que seria muito mais vantajoso ir na fonte e trazer minha preciosidade em mãos. Aproveitei para fazer uma graça com a patroa... "amor, vamos dar uma passeadinha nos EUA?" Claro que vocês sabem qual foi a resposta e o grau de entusiasmo... 
Passagens compradas, hotel reservado, uma semana de passeios interessantes (confesso que não é meu país preferido), muitas fotos e lembranças... E a minha tão sonhada Strato ma mala. Para não entrar em grandes detalhes, a viagem quase saiu de graça pela diferença no preço entre aqui e lá. Simples assim...
Alguns de vocês não eram nascidos na época em que este país praticava ostensivamente a "reserva de mercado". Em poucas palavras, era um modo de obrigar o cidadão a pagar impostos absurdos (ainda mais do que hoje) em produtos importados, para que ele preferisse comprar o lixo fabricado no brasil. Nossos "computadores" tinham 10 anos de defasagem tecnológica comparados aos de fora, mas todo mundo que podia tinha um lixo brasileiro, simplesmente porque comprar um importado seria 10 vezes mais caro.
Hoje isso ainda existe. Da mesma forma que o brasileiro pensa que vive numa democracia (o que está bem longe da realidade...), também acha que o sistema financeiro brasileiro é justo e democrático. Nada mais longe da realidade. Quem conseguiu se esforçar e chegar a um bom emprego, uma boa renda, é extorquido pela nobre receita federal. Quem não tem nada pode se tornar "bolsista", e viver com sua bolsa família, bolsa escola, bolsa gás, bolsa cachaça, bolsa cigarro. Ganha casa, e dinheiro para mobiliar. E não precisa se preocupar com impostos, mesmo pagando caro em cada pãozinho que compra.
O presidente passado teve seu oportunismo recompensado. Assumiu numa época em que a economia mundial navegava em mar de almirante. O povo achou que era o brasil que estava progredindo. E hoje, com os ventos econômicos fortes e contrários, aqueles que têm um mínimo de conhecimento vêem que esta nave chamada brasil está deslizando suavemente para o abismo. 
Tudo bem. Nosso lugar nunca foi fora do terceiro mundo. O problema é que só eu estou vendo que os salários estão defasados, os preços subindo a galope, e lá naquele "palácio" bonito naquela cidade no meio do deserto deste país, os maquiavélicos ainda têm a coragem de cobrar mais e mais impostos.
Você quer comprar algo do exterior? Imposto.
Quer viajar para comprar? Imposto.
Quer ficar por aqui mesmo, comprar os péssimos produtos brazucas? Imposto.
Quer ver seu futebolzinho amado? O cirquinho na TV? A "curtura"? Imposto.
Se você está feliz, acha que seus impostos estão bem aplicados. Se adora a segurança, educação, saúde, que seu governo lhe dá gratuitamente, ótimo. Fico feliz por você. Até com um pouco de inveja...
Se não está, uma má notícia. Isso não vai mudar. Não para melhor, pelo menos. E o motivo é simples: de tempos em tempos, nossas tribos se reúnem compulsoriamente em torno de urnas eleitorais. E essas que poderiam conter nossas chances de mudança e melhora acabam sendo exatamente o prego nos nossos caixões. Mais 4 anos de tudo que existe de pior. E autenticado pelo nosso voto!
Tem como mudar isso? Não.
Por queeeeeeeeeeeee não????? Porque quem elege não são as pessoas que enxergam o que está acontecendo. Quem sabe onde está o erro e quer expurgar os cretinos de seus tronos é minoria. Não tem voz. Não tem poder "democrático".
Esse poder pertence a quem vende o voto por um par de havaianas. Ou deixa de procurar emprego porque recebe tudo de mão dada do governo. Mudar pra quê? Um governo verdadeiramente democrático e socialista onde TODOS sejam tratados com igualdade? Não em um país onde a cor da pele, e não a condição social independente da raça, garante lugar na faculdade e no serviço público. Não em um país onde o "menor infrator" tem o direito pleno de fazer o que bem entender. Não em um país onde quem trabalha arduamente por um salário mínimo recebe no fim do mês menos do que a família de um criminoso preso, sustentado por nós, os trouxas que dão duro.

E para você, dotado de conhecimento pífio e que democraticamente exerce seu poder de não querer que os outros expressem sua opinião, eu desejo um país tão glorioso e próspero como outros de governos semelhantes: venezuela, cuba, coréia do norte... só a elite.

E nem precisa me dizer "não está contente? Vai embora!" (frase, aliás, muito utilizada pela ditadura militar nos saudosos anos de chumbo...) - EU VOU !!!!





música para reflexão: "Taxman", dos Beatles

Nenhum comentário: