quinta-feira, 7 de julho de 2011

Da Escócia com foles... ou From Scotland with TUNES!

O que vem à sua cabeça quando pensa em GAITA DE FOLES? 
Um ruivo barbado usando saia? Um apito miserável capaz de assustar um surdo? Um som maravilhoso, diferente e capaz de provocar uma sensação especial? 
Seja o que for - certamente você não responderia "nada", ou "whatever". Poucos instrumentos musicais são tão contraditórios quanto a família de gaitas de foles (sim, são vários tipos, vindos de várias regiões do mundo, cada qual com uma característica própria...). Isso porque ela produz um som único, inconfundível. Como os tambores, era usada como arma de intimidação nas batalhas antigas, e hoje é difundida apenas em poucos países do mundo. Sua fabricação é cada vez mais rara e quem a toca desaparece a cada dia.
FELIZMENTE para amantes da gaita-de-foles como eu, uma nova geração de malucos tem se esforçado em deixar o instrumento ainda mais atraente para quem já ama, e um pouco mais palatável para quem tem aversão.
São varias as bandas que incluem a velha gaita em seu repertório. Do Metal ao pop, das Américas à Europa.
Pra quem não conhece, recomendo uma "orelhadinha" no RED HOT CHILLI PIPERS (cuidado pra não confundir com aquela outra banda...). Esses escoceses se reuniram em 2004 para fazer covers de músicas famosas, utilizando basicamente 3 gaitas, além de teclado, guitarra, baixo e batera. Músicos competentes, e consagrados na música mais tradicional, a veia Rock'n'Roll falou mais alto e hoje eles são um fenômeno local e mundial.
Não há muito o que se falar, se você primeiro não ouvir. Sem preconceito. Perceba como o som gutural/agudo dos foles casa perfeitamente com os riffs de guitarra e a levada percussiva. O show dos meninos é um capítulo à parte, porque consegue ser dinâmico, eletrizante e divertido - mesmo quando se está tocando um dos instrumentos mais complicados que existem. Explica-se o público cativo...
BAGROCK TO THE MASSES!!!

Clica aí no link para ouvir uma amostrinha do que os meninos de saia fazem:
http://www.youtube.com/watch?v=9YdkolAEHj4

O RHCP tem cd e dvd, além de material disponível para baixar na internet.


música para reflexão: "Smoke on the Water", na versão do Red Hot Chilli Pipers



\,,/

Nenhum comentário: