segunda-feira, 19 de setembro de 2011

da Suécia, com competência...

A Suécia é um país inexplicavelmente lindo. A paisagem, as construções, o clima... mas antes de tudo o povo! Gentis, educados, cultos, e nem vou mencionar a beleza das mulheres (e crianças...). De lá vieram muitas bandas e artistas, mas sem sombra de dúvida, meu preferido é o HELLACOPTERS. Perca um tempinho e conheça um pouco dessa banda genial.

O primeiro ensaio da banda ocorreu em 4 de novembro de 1994, sendo apenas um jam session. Inicialmente a banda era apenas um projeto paralelo levado a cabo por Nicke Andersson, na época baterista e principal compositor do Entombed e Dregen, guitarrista do Backyard Babies, mais Kenny Håkansson (baixo) e Robert Eriksson (bateria), logo lançando o single Killing Alan em janeiro de 1995, pelo próprio selo da banda, "Psychout". O single foi gravada em apenas três sessões.
Após gravar e lançar o single 1995, a banda assina com o selo White Jazz Records e lança seu primeiro álbum, "Supershitty to the Max", em junho de 1996. Após excursionar incansavelmente e ganhar um Grammy Sueco, eles recrutam Anders Lindström (piano), pouco tempo antes de a banda fazer uma turnê escandinava como banda de abertura do Kiss em 1997. Após o término desta, a banda lança Payin' the Dues, seu álbum seguinte. Devido ao repentino sucesso, Nicke deixa o Entombed para se dedicar somente ao Hellacopters.
No meio de 1998, enquanto a banda faz um turnê européia ao lado do Gluecifer, Dregen deixa a banda para retornar ao Backyard Babies. Enquanto tocam com guitarristas provisórios, o Hellacopters faz 114 shows em 18 países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Japão. Em setembro daquele mesmo ano, a banda lança o álbum Grande Rock, com Lindström na segunda guitarra.
Em 1999, a banda recruta o guitarrista Robert Dahlqvist para completar a formação. Em outubro de 2000, juntam-se ao produtor Chips K. e lançam o álbum High Visibility, que acaba sendo um estrondoso sucesso mundial, o que projetou definitivamente seu nome no circuito do Hard e Heavy.
Após várias tours mundiais, a banda lança o álbum By the Grace of God em 2002, recebido com grande expectativa. Em 2003, a banda faz o primeiro show em terras brasileiras, abrindo para o Sepultura e o Deep Purple
Em 2005, lançam o álbum Rock & Roll Is Dead. A banda continuou fazendo grandes turnês para promover seu álbum. 
No dia 13 de outubro de 2007 foi publicado no site oficial do grupo um texto de despedida, comunicando que a banda faria uma turnê de despedida pela Europa e em seguida se separaria. Em 2008, lançaram um disco de covers e...the end. Uma pena, aliás, uma perda para o BOM Rock Pesado.

Sweden Rock Rules!

Nenhum comentário: