terça-feira, 9 de agosto de 2011

Pangeia, revisitada...

Segundo a "teoria da deriva continental", durante a era Mesozoica, ou seja, uma porrada de milhões de anos atrás, todos os continentes que conhecemos hoje seriam parte de um único torrão de terra - a PANGEIA.
Europa, Américas, África, Ásia... essas divisões geográficas de hoje, tudo emendado e sem fronteiras. E tudo banhado por um único oceano, Pantalassa.
Os caprichosos movimentos da Terra, os acontecimentos astronômicos, quem sabe... em dado momento o que era uma única massa terrestre foi se separando e dando origem aos continentes como os conhecemos.
Se isso realmente ocorreu, é algo para derreter a caspa dos cientistas - mas o fato é que a globalização transformou o nosso mundo, em pleno século XXI, em uma nova Pangeia. Um único e grande povoado onde cada acontecimento reflete por todas as fronteiras...
Os Estados Unidos gastam mais do que deveriam? A Europa estremece, a China empalidece, os emergentes se agitam como formigas em um formigueiro pisado, e, de repente, um espirro americano faz com que todo o mundo se resfrie.
Um país inexpressivo quebra. Países mais expressivos (generosos, despretensiosos...) correm em seu auxílio. As bolsas despencam, os investidores se assustam, o preço do petróleo sobe - e a dona de casa no agreste pernambucano acaba pagando mais pelo quilo do açúcar.
Hoje o brasileiro viaja pelo mundo como nunca antes. Todo mundo pode conhecer pessoalmente o Mickey Mouse, tirar a velha foto na frente da Torre Eiffel, trazer umas muambinhas de Miami e tirar onda em Bariloche. Em compensação, nós brazucas também passamos a ficar obesos como os americanos, viciados em luxo como os europeus, e também ganhamos o direito a um friozinho na espinha quando ouvimos falar que a bolsa de Shangai sofreu uma queda...
É a "tar" da globalização. Para o bem e para o mal. Como um vulcão que explode na Islândia e cancela vôos na Austrália, ou um tsunami que varre o Japão e faz o preço do seu sushi preferido disparar.
Aqueles que discriminam pela raça e nacionalidade deveriam pensar com mais clareza. Os "árabes" não vivem mais na "arábia"... os "latinos" não vivem mais na "américa latina"... se o terrorismo não reconhece fronteiras, a crise financeira muito menos.
Como já estava previsto, no final tudo vai ficar parecido ao que era no início. 
Bem vindo a PANGEIA 2000!





música para reflexão: "Distant Early Warning", do RUSH.

2 comentários:

ValLindinha disse...

Vou mandar para um amigo que é "antitudo" : antisemita, antiasiático, antibaiano, antinegro....

Freak disse...

e esse post me fez lembrar 1984 do glorioso Orwell...