quarta-feira, 22 de junho de 2011

Era um garoto que... NÃO amava os Beatles e os Rolling Stones...

Vocês não acreditariam quantas vezes, ao longo da minha vida de Rock'n'Roll (e lá se vão boas décadas...) já ouvi gente indignada, emputecida, embasbacada, estupefata, quando eu dizia que não sou fã da "Sagrada Dupla" BEATLES e ROLLING STONES.
Então hoje vim a público dar a minha calejada cara a (mais) tapa. Não acho tanta graça, não vejo tanto valor assim, e não entendo o porquê do endeusamento dessas duas bandas. JAMAIS diria que não são boas bandas, menos ainda que não possuem músicas excelentes. Gosto pacas de coisas do gênero de "Come Together", "Simpathy for the Devil", "Jumping Jack Flash", "Sgt. Pepper's"...etc. Não é esse o ponto. 
Mas, analisando na frieza de um Jägermeister na noite húngara, fico comparando com outras bandas contemporâneas que não chegaram nem na sola do sucesso das duas acima. Kinks, Yardbirds, Blue Cheer, Buffalo Springfield... até os que - sim - são considerados medalhões do Rock, como CREAM e THE WHO. Por que ninguém chegou perto do sucesso de Mick Jagger, John Lennon e seus colegas de banda?
Músicos excelentes? Não, não acho que seja o caso. Pegue todos os guitarristas de todas as formações, e você não terá um Eric Clapton. Ou um batera que chegue perto de Keith Moon, um baixista do naipe de John Entwistle...
O Beatles e o Rolling Stones do comecinho eram bandinhas bobocas, pra falar o mínimo. Não provocavam maior "escândalo" do que os primeiros roqueiros negros americanos, por exempo. Muito lá-lá-lá, acordes econômicos e bateria de baile. Mas, ainda assim, chaparam a mídia, encantaram o mundo e esculpiram seu nome na rocha eterna do Rock'n'Roll. WHY? HOW?
Pode ser que eu seja - desde sempre - meio contracultura. Todo mundo gosta? Soy contra! Ou, no mínimo, cético. Esse lance de "sacralizar" tudo o que eles fizeram é superficial demais. Obviamente vejo mérito em seu trabalho, seus integrantes, sua história. Apenas não a ponto de colocar no mais alto degrau do pedestal roqueiro. Consigo encontrar muitas bandas que - na minha visão - possuem mais valor do que eles. E passo dias e dias explicando os motivos.
Mas eu sempre gostei de colocar à prova o que o senso comum considera "dogma". Principalmente no mundo que eu conheço tão bem: o do ROCK.
música para reflexão: "Kill your Idols", do Static-X

4 comentários:

Anônimo disse...

Como não tenho um conhecimento tão profundo sobre o assunto, apenas aprecio, não posso discordar do que escreveu.
Mas algumas (várias) canções dos Beatles tem melodias marcantes. Gosto muito.

Mariah disse...

O que eu mais estou gostando nos post são as MUSICAS PARA REFLEXÃO!
Coloca link!

Anônimo disse...

KARALHO!!! tu é do contra mesmo...até com as datas...
domingao tà aprovado.

Ana B disse...

Esse é você! E você pode e deve expor suas idéias sim,sim!Sempre muito bem fundamentadas,,e olha,concordo,não acho que tenham sido,ou sejam,tudo isso.Bj Arcanjo!