quinta-feira, 23 de junho de 2011

É assim que a banda toca... Tom Cruise pagando de Metal ?!?

É provável que você nunca tenha ouvido falar de uma peça de teatro americana chamada "ROCK OF AGES".
E nem deveria. Afinal, não é nenhum "Cats", nenhum "Miss Saigon", muito menos um "Phantom of the Opera". Trata-se apenas de uma historinha divertidinha, kind of "Sessão da Tarde" mesmo. 
Na trama, Drew Boley, um jovem sonhador estilo todos os jovens sonhadores de todos os filmes americanos, muda-se para Los Angeles atrás do seu sonho de ficar famoso fazendo música. Na cidade ele conhece Sherrie (oh, shit, here we come...). Os dois se apaixonam e tentam permanecer juntos, em meio a hinos do rock que vão de Journey e Styx a Twisted Sister e Poison. Parece com algo que você ja viu antes? Of course, my horse! Aliás, com praticamente tudo que vem "de lá". O diferencial é o rock-farofa dos anos 80. Nada de muito edificante, nada de muito sério, apenas diversão fácil e musiquinha legal.
Agora - até que demorou - resolveram levar o folhetim para as telonas. E para pelo menos igualar o relativo sucesso que a peça faz na Broadway, decidiram colocar alguns nomes de peso no enredo. Alec Baldwin, Catherine Zeta-Jones, Mary J. Blige e... a cereja do bolo de padaria... Tom Cruise, como o nefasto roqueiro em vias de se aposentar que lidera a banda "Arsenal", maior atração musical da trama.
Só não chamo o cientologista Tom Cruise de canastrão porque gostei dele em "Taps", quando ainda era um meninote dos dentes horrorosos e pouco talento para galã. Mas quem tem o Rock na medula como eu não consegue ver o cara travestido de rockstar, coberto de tatuagens, megahair, fazendo os "devil horns", sem ter vontade de chamar o Hugo...
Faz tempo que venderam, pasteurizaram, plastificaram e platinaram o Rock. Prova disso é aquela imundice chamada de "Rock and Roll Hall of Fame", entidade vendida e rifada.
Mas, sei lá... pegasse algum outro canastrão com uma veia minimamente roqueira. Johnny Depp não seria uma escolha foda? Não precisa tattoo falsa, nem atitude falsa, nem mesmo o gosto musical... Ou, de repente, um Joaquin Phoenix, que é um desastre na música, mas pelo menos posa de rockstar. Chama o Rob Zombie, o Henry Rollins, o Iggy Pop, catzo!!! Mas não coloca o "top gun" pra carregar a bandeira do Hard Rock, senão periga os(?)/as fãs de (desculpem por mencionar isso aqui) restart (bleargh!) começarem a querer curtir Rock só porque acharam os atores bonitinhos... causa dissabor, pra dizer o mínimo.
Por esses e outros motivos é que gostei (muito) de filmes como "Almost Famous" (que procurou usar atores que entendessem um pouco, pelo menos, da arte roqueira) ou "Rock Star" (que, apesar do calvinkleiniano Mark Whalberg, teve músicos do peso de um Zakk Wylde no elenco).
Agora - pra quem quiser ver um filme de alma Rock and Roll - corra e baixe "The Boat that Rocked" (também conhecido como "Pirate Radio"). Uma ode ao estilo musical mais fantástico do planeta! E deixe pra ver o filme "Rock of Ages" quando passar na "Tela Quente"...
constrangedor... isn't it?
"incrível como eu sou gostoso até como roqueiro..."


















música para reflexão: "Limelight" do (sagrado) RUSH.


\,,/

Nenhum comentário: