segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Elas, as "front women"...

Já pediram - e nem precisava. Precisamos (e devemos) falar dAs rockeiras, as líderes de bandas, as front women que carregam o peso de ser a "cara" do grupo.
De Tarja a Simone, de Doro a Angela - todas elas vão passar por aqui. 
E a escolhida de hoje foi justamente a mais diferente entre elas. A menos nórdica, menos branquela de olho azul, e consequentemente a mais latina. Diferença é estilo, e estilo é... ROCK!

CRISTINA SCABBIA não pode ser considerada exatamente uma headbanger. Ela simplesmente estava no local certo - e com o namorado certo. A banda é a italiana "Lacuna Coil", e Cristina foi convocada por seu namorado, o baixista Marco Coti Zelati, para emprestar seus vocais um tanto pop ao som pretensamente pesado da banda que ele tentava emplacar.
A época era a da pós-descoberta daquele tipo de Metal (?) vindo dos nórdicos lá de cima, que tem taaaaantas denominações que fica até difícil catalogar. Mas, pra entender: som pesado, guitarras metálicas, e a voz de uma bela soprano para criar um contraste bela-e-fera no som. Nightwish é um exemplo nobre (assim como Evanescence é um exemplo pobre).
Bem... Cristina chegou, gravou, e agradou. O Lacuna saiu da Itália, país de pouca expressão rockeira, e, cantando em Inglês, conseguiu arrebatar um público significativo ao redor do mundo.
Pessoalmente, atribuo muito disso ao carisma pessoal de Cristina. As músicas não são fenomenais, os músicos muito menos. Mas a presença da guria é relevante. Vi o Lacuna ao vivo, e notei que a bela conquista o público com seu jeito suave-agressivo, sempre com um toque muito latino, muito "sangue quente". Diferente das congêneres, a morena Cristina ganha no olhar, na postura de palco, e principalmente na dinâmica - já que sua voz está longe de ser um expoente do gênero (a dela é anasalada, lembra as cantoras pop que abundam por aí...)
Mas no palco ela consegue captar todos os olhares. Muito expressiva, agitada, muito sexy. Prestes a se tornar quarentona, continua hipnotizando com seus belos olhos escuros. Assista, por exemplo, ao clip de "Heaven's a Lie"
Mesmo com uma dancinha meio "bonecão de posto", a menina tem estilo - e dá o contraponto ao visual ogrístico dos marmanjos da banda.
Assim sendo, se você nunca viu, corra dar uma conferida nessa beldade milanesa... Lei è bella...




música para reflexão: "Heaven's a Lie", do Lacuna Coil

3 comentários:

unter null disse...

amo, amo, amo!!!
mas nunca considerei a musica deles metal...rs
sempre achei que fosse um rock, gótico.. =)

Bjss

Erika disse...

Ai, PK, é tão difícil definir esse monte de classificação de metal, né mesmo? Eu já desisti, divido entre aquilo que gosto e o que não gosto! rs A Cirstina é realmente diferente, tem essa marca de ser menos "fria e inatingível" que é uma imagem que as mulheres nórdicas acabam passando, ela está sempre fazendo caretas, brincando, soltando uma piadinha, isso realmente trouxe um diferencial no meio das deusas do gelo rs, mas confesso o que me fez prestar mais atenção no Lacuna Coil foi o fato deles terem regravado Enjoy the Silence, porque é a minha música preferida e eles acabaram fazendo uma versão mais pesada da orinal do Depeche Mode! Eu sei que você vai falar da Simone Simons, mais cedo ou mais tarde, hahaha então queria já fazer um pedido para incluir na lista dos próximos posts: a Sharon Den Adel, dá pra rolar? Eu adoro a voz dela!

Conservado no ROCK disse...

Erika...

Falando nisso, já viu o PARADISE LOST cantando "Enjoy the Silence"? Não é muito comum encontrar, é uma gravação rara, mas destrói!!
PÔ, é óóóóóóóbvio que eu vou falar da morena(?) Sharon! Não dá pra citar as musas todas e deixar o Within Temptation de fora!
E você sabe muito: "fraulein" Simone Simmons é figurinha carimbada neste espaço. Motivos não lhe faltam...

\,,/