segunda-feira, 13 de junho de 2011

Livros que detonam!

Todo o conhecimento do ser humano está contido nas páginas dos livros. Com ou sem internet, com ou sem o mundo digital, o registro de toda a caminhada da humanidade está ali, naquelas páginas cheias de boas descobertas.
Mas... com esse universo de livros, qual ler? Por onde começo, ou melhor ainda - o que vale a pena ler?
Vamos então rechear sua cachola com sugestões do que pode acrescentar alguma coisa à sua vida. Mas, o julgamento é sempre seu, porque gosto e ... R.G. ... cada um tem o seu...

o classicaço da vez:  "FAUSTO",  de Goethe

Do que se trata, mesmo..?  Bom, o livro conta a trágica história do Dr. Fausto que, insatisfeito com sua própria vida e as limitações do conhecimento de sua época, faz um pacto com o demo. Durante um tempo determinado (vinte e quatro anos), ele viveria sem envelhecer, tendo o conhecimento irrestrito e acesso a todos os deleites da vida mundana. Depois disso, entregaria sua alma para o bom e velho Mefistófeles. Mas... no meio do caminho...
Bom, aí já é muito ser spoiler... mas eu tenho certeza de que você já sacou que a parada fica sinistra!

Por que esse livro detona?  Não é à toa que é um dos maiores clássicos da literatura mundial, e maior orgulho do povo alemão (de onde saiu Johann Wolfgang von Goethe, nascido na belíssima Frankfurt em 1749). Fausto é um arquétipo da busca do ser humano pelo conhecimento, e principalmente da realização de todos os seus desejos. Todo mundo quer tudo de melhor, mas até que ponto estamos dispostos a ir para conseguir o que queremos? Balançando numa lógica ora maniqueísta, ora hedonista, você acompanha a trajetória de um homem que - ao final da obra - não pode ser classificado como bom ou mau, sábio ou estúpido... mas que tem um pouco de cada um de nós. A tragédia de Fausto é a própria tragédia humana.

Não é melhor ver o filme, não?  Nem pense nisso! São duas versões conhecidas, uma alemã de 1926, e uma tcheca de 1994. Mesmo que o diretor fosse Stanley Kubrick (e não passa nem perto), seria como resumir a bíblia em um globo repórter. O livro deve ser lido aos poucos, porque em vários momentos você vai querer dar uma parada para refletir sobre o que está acontecendo, e se colocar no lugar do protagonista. Não é um folhetim, não é desses pseudo romances de "autores" modernos, que entopem as prateleiras das livrarias, fáceis e descartáveis. Realmente, é uma leitura que vai acrescentar MUITO à sua vida.

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa essa tag "melhores livros do mundo"!!! Espero que ela seja frequente.

Gostaria de sugerir a tag " o que estou lendo". Essa tag poderia vir acompanhada da explicação do que te levou a começar a ler determinado livro. seria bem interessante!

Esses tipos de tags são ótimas quando queremos alguma indicação de livro para ler.

Valeu!

Anônimo disse...

Que tal uma lista "Must Read"?

Erika disse...

Fausto, sem dúvida, é um dos meus livros preferidos, faz tanto tempo que li, que deu até saudade lendo seu post, aliás gosto muito de livros que têm características góticas. Você já leu Vathek? Pouca gente conhece este livro, li recentemente e achei incrível!

Conservado no ROCK disse...

Erikita...

Que engraçado, eu não conheço NINGUÉM que tenha lido (ou ouvido falar) de Vathek. Eu li há uns 200 anos atrás, quando estava fascinado pela orientalização da Europa. Mas li no original Francês, e com certeza devo ter perdido muitas minúcias (já que a história é bem minuciosa). É uma literatura bem gótica, por sinal, e eu fico feliz que meninas tão novinhas como vc tenham lido.
By the way, toda vez q eu jogo "Prince of Persia", me lembro do califa da história...rsrsrs...

\,,/