A FINLÂNDIA é o berço de muitas e surpreendentes bandas pesadas. Os nórdicos, de um modo geral, são mestres em transformar estilos em algo totalmente novo. Hoje já está batido o tal "Metal Melódico", mas nos anos 90 os vikings surgiram com uma bizarra combinação de Metal, melodia clássica, vozes guturais - junto com sopranos e cordas acústicas...
Na minha opinião, o que de mais surpreendente veio daquelas gélidas e lindas plagas (aguardem, tô chegando por aí!) foi o APOCALYPTICA. Formada em 1993 em Helsinki por quatro violoncelistas clássicos (Eicca Toppinen, Paavo Lötjönen, Max Lilja e Antero Manninen), sua primeira meta era transformar clássicos do METALLICA para a sonoridade distinta das orquestras de câmara. Mas, à medida que os álbuns foram sendo lançados, passaram a incluir covers de outras bandas, tão distintas quanto Faith No More e Pantera, só pra citar algumas.
Um dos maiores méritos desses doidos é provar com toda clareza o parentesco entre a música clássica e o Hard Rock: quem já ouviu Wagner, Bartok ou até mesmo Bach vai encontrar essa cadeia de DNA muito bem definida.
Seus shows ao vivo são um capítulo à parte. Headbanging total, energia visceral do público, além de tudo o que um autêntico show de Metal deve ter: mosh, pogo, whiplash e stage diving. De tirar o fôlego, literalmente.
Outro grande mérito do APOCALYPTICA é atrair aqueles que nem são assim tão headbangers. Isso porque eles são músicos absurdamente competentes, todos com passagens em outras bandas e orquestras clássicas, como a própria Filarmônica de Helsinki. Hoje a formação tem, além de Eicca e Paavo, o violoncelista Perttu Kivilaakso, o baterista Miko Sirén, e em alguns shows a participação do vocalista Toryn Green.
Faz uma forcinha e veja alguma coisa deles, no Youtube ou outro lugar. Vai ser difícil não ficar fã, ou pelo menos admitir que ouviu algo surpreendentemente bom.
Heavy Metal cellos to the world!!! |
música para reflexão: absolutamente TODAS do grande APOCALYPTICA!
\,,/
3 comentários:
Não tenho nem 0,1% do teu conhecimento... Mas amo o Cello no rock, por isso sou apaixonada pelo Apocalyptica e pela Rasputina - descoberta pela minha irmã quando fazia aulas de Cello. Vim a partir do blog da Mel, vocês são foda. Abraço.
conheci essa banda nesse último final de semana, gamei, que som, que perfeição!!!
adorei o blog.
http://enxeridas.blogspot.com/
Ahhh,amo o Apocalyptica, esses caras são muito bons mesmo! Fico emocionada ouvindo o que eles conseguem fazer!
Postar um comentário